CFMV divulga vitória judicial de vedação à atuação de farmacêuticos e biomédicos em exame de animais
top of page
  • Foto do escritorEquipe Dias e Palma

CFMV divulga vitória judicial de vedação à atuação de farmacêuticos e biomédicos em exame de animais

Conforme notícia divulgada hoje, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, o TRF1 julgou, por unanimidade, pela anulação de resoluções dos Conselhos Federais de Farmácia e Biomedicina.


Desde 2006 o CFMV contesta a Resolução nº 442/2006 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que permitia ao farmacêutico realizar exames laboratoriais em animais, emitir laudo e responder como responsável técnico em laboratórios veterinários.


A ação contra o Conselho de Biomedicina (CFBM) corre desde 2008 e contesta a Resolução 154/2008 que autorizava o biomédico a coletar material biológico de animais, realizar exames laboratoriais e emitir laudos dos achados.


Ambas as Resoluções, no entender do CFMV, invadem a competência privativa do médico-veterinário, razão pela qual estavam sendo contestadas nas ações.


Dentre as alegações, o CFMV afirmou que “as leis que disciplinam as profissões de farmacêutico e de biomédico não permitem a atuação desses profissionais com animais, tampouco as diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia e de Biomedicina contemplam disciplinas veterinárias, portanto, as resoluções do CFF e do CFBM seriam consideradas autônomas e dissociadas de qualquer permissão legal”.


Na última segunda-feira, dia 1º de outubro, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região julgou, por unanimidade, pela anulação de ambas as resoluções, por avançarem na competência dos médicos-veterinários, conforme lei 5.517/68.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como lidar quando o tratamento clínico não é suficiente?

Você já passou por situação em que o tratamento clínico/conservador não obteve o resultado positivo esperado e você teve que encaminhar o paciente para especialista ou cirurgião e o tutor ficou insati

bottom of page