Eutanásia – respeito, cuidado e atenção.
top of page
  • Foto do escritorIsabel Palma

Eutanásia – respeito, cuidado e atenção.

Por se tratar de situação delicada, que lida com o término da vida, a eutanásia em animais deve sempre ser tratada com o máximo respeito e atenção. Alguns cuidados especiais são essenciais para garantir a segurança do procedimento, do paciente e do próprio veterinário.


A eutanásia em animais é procedimento permitido pelo Código de Ética do Médico Veterinário e deve ser executado, como medida de última instância, para cessar o sofrimento do paciente quando não houver alternativa de tratamento para sua moléstia.


O procedimento é regulado pela Resolução CFM 1.000/2012 e somente deverá ser realizado nos casos devidamente justificados e em consonância com as determinações legais e princípios de saúde pública.


É de responsabilidade do médico veterinário:

  • Esclarecer o tutor sobre a eutanásia;

  • Obter consentimento escrito do tutor;

  • Garantir um ambiente tranquilo e adequado ao procedimento;

  • Quando não houver riscos, permitir que o tutor assista ao procedimento;

  • Executar ou supervisionar o procedimento que somente poderá ser executado por profissional treinado e habilitado;

  • Atestar a morte do animal após verificar a ausência de parâmetros vitais.


Durante o procedimento deve ser minimizado todo o sofrimento do animal, incluindo não apenas a dor, mas também o medo e a ansiedade. Preferencialmente, o procedimento deve ser realizado em por veterinário familiarizado ao animal e em ambiente em que este se sinta seguro.


Não pode ser esquecido, também, o sofrimento do tutor, que deve ser plenamente esclarecido e orientado sobre o procedimento.


Previamente ao procedimento, também deve ser discutido com o tutor a destinação do corpo.


É essencial a anuência, por escrito, do tutor do animal, incluindo a destinação escolhida ao corpo. Tal documento constitui, além de formalização do cumprimento do dever de informação, meio de prova que resguarda o veterinário e jamais devendo ser esquecido.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como lidar quando o tratamento clínico não é suficiente?

Você já passou por situação em que o tratamento clínico/conservador não obteve o resultado positivo esperado e você teve que encaminhar o paciente para especialista ou cirurgião e o tutor ficou insati

bottom of page