• Equipe Dias e Palma

Médico-veterinário coordena, no Rio de Janeiro, a produção de soro para o tratamento da Covid-19

Iniciou nesta semana a primeira fase de testes para a produção de um soro hiperimune para o tratamento da Covid-19.


O soro será feito a partir da inoculação do vírus em cavalos para a criação de anticorpos, semelhante ao soros usados contra a raiva, que também é um vírus, ou contra os venenos de animais peçonhentos.


Os testes estão sendo feitos pelo Instituto Vital Brazil, coordenados pelo médico-veterinário e vice-presidente do Instituto, Luis Eduardo Ribeiro da Cunha, e tem a parceria da UFRJ, que isolou e inativou o vírus para que a inoculação fosse feita de forma segura nos animais.


A previsão é que os testes clínicos poderão ocorrer entre 04 a 06 meses. Segundo o Instituto, será possível produzir o quantitativo para 100 mil tratamentos por ano.


A ideia é que o soro atue na fase inicial da infecção, no controle da replicação do vírus no organismo do paciente. Segundo Luis Eduardo Ribeiro da Cunha, “o medicamento estará disponível para atender profissionais da saúde que estiverem com exposição alta à Covid-19 e que já apresentem sintomas leves da doença, pacientes em estágio mais adiantado e pessoas imunodeprimidas. “O soro hiperimune é uma opção terapêutica importante, mas com uso bem específico”.


O presidente do Instituto Vital Brazil, Adilson Stolet afirma “a ideia é fazer um experimento agora a partir do plasma de cavalos, para que o tratamento possa ser produzido em grande escala”, já que muitas pesquisas tem apontado bons resultados no tratamento com o plasma de pessoas curadas da Covid-19.


Já falamos aqui sobre a importância da saúde única e da atuação do Médico-veterinário para a manutenção do equilíbrio de saúde entre homem, animais e ambiente, e esta excelente notícia é mais uma prova do quão importante é essa colaboração interdisciplinar!

0 visualização

Rua Dr. Freire Alemão, 523/301-B - Mon't Serrat - Porto Alegre/RS - CEP 90.450-060

contato@diasepalma.com.br

  • Facebook
  • Instagram