• Isabel Palma

O que fazer quando o comentário nas redes extrapola a insatisfação do cliente?

A popularização da internet e das redes sociais ampliou as possibilidades de marketing e o acesso aos veterinários, clínicas e pet shops.


Entretanto, por outro lado, esse aumento de exposição também deixa as empresas e os profissionais mais vulneráveis aos comentários negativos dos clientes.


Você sabe como lidar com uma crítica negativa? E quando o comentário na rede social extrapola a esfera de opinião do cliente?


Trazemos aqui algumas explicações sobre essa situação cada vez mais comum no dia a dia das clínicas e profissionais da medicina veterinária.


Inicialmente, é importante saber que o cliente possui direito de livre expressão e manifestação e, desta forma, qualquer empresa ou profissional está sujeito a uma avaliação negativa diante da insatisfação do cliente. Portanto, a manifestação, por si só, não é passível de dever retratação ou indenização.


Ocorrem, no entanto, situações onde o cliente faz comentários ofensivos que extrapolam seu direito de manifestação e, não raras vezes, ocorrem acusações questionáveis e até mesmo sabidamente falsas, que ofendem a reputação da clínica ou profissional em questão.


Nestes casos, é possível pedir que o comentário ou avaliação seja retirado das redes, a fim de evitar maiores constrangimentos, bem como requerer eventual indenização pelos danos sofridos em decorrência dos fatos.


Por fim, importante saber que pode haver até mesmo a responsabilização criminal do ofensor, no caso de falsas acusações, especialmente denúncias de supostos crimes, como, por exemplo, maus tratos.


O importante é que seja feita análise do caso concreto, para que se verifique qual a melhor conduta para cada situação, que poderá ser desde contatar o cliente de forma particular até o ajuizamento de ação indenizatória ou registro de ocorrência policial.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Rua Dr. Freire Alemão, 523/301-B - Mon't Serrat - Porto Alegre/RS - CEP 90.450-060

contato@diasepalma.com.br

  • Facebook
  • Instagram