Quais são os documentos que o médico veterinário não pode deixar de elaborar?
top of page
  • Foto do escritorIsabel Palma

Quais são os documentos que o médico veterinário não pode deixar de elaborar?

Não é incomum que o preenchimento de alguns documentos acabe sendo esquecido pelo médico veterinário, especialmente nos atendimentos a domicílio, ou por veterinários volantes, que trabalham em diversas clínicas.


Entretanto é necessário saber que o preenchimento de determinados documentos não é opcional!


Inicialmente, o médico veterinário não pode deixar de elaborar prontuário. Essa vedação se encontra no Código de Ética do Médico Veterinário, mas a importância da elaboração do prontuário se dá, especialmente, na garantia de qualidade e continuidade da assistência médica.


Além da anotação completa dos atendimentos em prontuário, conforme a Resolução 1.071/2014, os médicos veterinários também devem elaborar os seguintes documentos:

· autorização para exames ou procedimentos terapêuticos que sabidamente possam oferecer riscos iminentes de reação adversa ou morte;

· autorização para internação e tratamento clínico ou cirúrgico de pacientes;

· autorização para procedimentos cirúrgicos de qualquer natureza;

· autorização para procedimentos anestésicos;

· consentimento para procedimento de eutanásia;

· documento para retirada de animal sem alta médica.


Todos estes documentos tem como fim a informação do cliente sobre os procedimentos e condutas que serão adotados.


No caso de internações, tratamentos, procedimentos e retirada se alta médica, registram os riscos a que o animal está se submetendo com a conduta.


No caso do procedimento de eutanásia, registra a autorização do tutor para a realização do procedimento e a sua ciência de irreversibilidade.


Recomenda-se que todos estes documentos sejam sempre adequados ao caso concreto, não sendo apenas um documento genérico e que de fato formalizem toda a informação passada ao tutor sobre a situação, prognóstico e procedimentos recomendados e adotados para o paciente.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como lidar quando o tratamento clínico não é suficiente?

Você já passou por situação em que o tratamento clínico/conservador não obteve o resultado positivo esperado e você teve que encaminhar o paciente para especialista ou cirurgião e o tutor ficou insati

bottom of page