Você sabe como evitar a inadimplência em sua clínica ou pet shop?
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  • Foto do escritorIsabel Palma

Você sabe como evitar a inadimplência em sua clínica ou pet shop?

A inadimplência é um risco inerente ao negócio e é importante que o proprietário conheça seus clientes e treine sua equipe para lidar com a situação, de modo a reduzir o prejuízo sem afastar a clientela.


Fechamento mensal – pet shop

É comum que pet shops façam o fechamento mensal dos serviços prestados aos bichinhos no estabelecimento, vez que serviços como banho e tosa usualmente são prestados semanalmente.

O ideal é que a pet combine com o tutor uma data para o vencimento do mês, e o recorde gentilmente próximo à data combinada.

Caso o cliente esteja inadimplente, você pode se abster de prestar novos serviços, mas é importante lembrar que a cobrança jamais poderá ser vexatória, de forma que nenhum atendimento poderá constrangê-lo, em especial na frente de outros clientes.


Internação – clínica veterinária

O serviço da clínica veterinária também está sujeito à inadimplência, em especial nos casos de internações, onde a conta pode vir mais alta do que o esperado pelo cliente.

Para auxiliar no adimplemento e fidelização do cliente, sugere-se possibilitar o parcelamento, em essencial por meio de cartão de crédito.

Cabe lembrar que em hipótese alguma se pode condicionar a liberação do paciente ao pagamento e, caso este não ocorra, a clínica deverá buscar outros meios de cobrança. Por esta razão, é importante que o cadastro do tutor esteja sempre atualizado, com todos os seus dados completos.

Idealmente, sugere-se a assinatura de contrato de prestação de serviços, que poderá amparar futura cobrança.

Em não sendo o caso de urgência/emergência, também é possível acordar o pagamento de caução, que será deduzida dos custos efetivos do tratamento.


Cobrança

Como já mencionado, a cobrança não poderá ser abusiva ou vexatória. Da mesma forma, não é permitida a retenção do animal no estabelecimento para forçar o adimplemento.

A cobrança deverá se iniciar por via extrajudicial, através de contatos e notificações e, não havendo sucesso, poderá seguir por meio de ação de cobrança, que deverá estar instruída com prova da prestação do atendimento e, se possível, contrato de prestação de serviços.

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